Vacinação começa na rede privada do Rio de Janeiro

Profissionais do Hospital Pasteur, referência em atendimento geral na Zona Norte, são vacinados contra COVID-19

Rio de Janeiro, RJ (janeiro de 2021) – Após o anúncio, no último domingo, da aprovação das primeiras vacinas contra a COVID-19 no Brasil, hospitais do Rio de Janeiro seguem mobilizados para vacinar seus profissionais de saúde. No Hospital Pasteur, referência em atendimento geral na Zona Norte da cidade, que atende uma média de 15 mil pacientes em pronto-socorro por mês, a imunização foi concluída nesta sexta-feira, 22/1. Ao todo, 250 colaboradores, entre enfermeiros, médicos, técnicos, auxiliares e apoio administrativo foram vacinados nesta primeira fase.

Um dos primeiros profissionais do hospital a receberem a vacina, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac, foi Pedro Varaschin, coordenador médico da UTI do Hospital Pasteur. Há dez meses o médico é uma das lideranças na linha de frente do combate ao coronavírus no Hospital. “É uma alegria muito grande receber essa vacina, uma esperança de que as coisas vão mudar. A gente toma todos os cuidados, mas quando chega em casa é diferente, tudo muda. Eu tenho uma filha de dez anos, um neto e um enteado, que são minha maior preocupação. Mas não podemos nos esquecer que temos que continuar nos cuidando, usando máscara, se higienizando e em distanciamento social, se não nada  disso vai mudar”, recomenda o médico, emocionado.

Para o início da vacinação, o hospital foi contatado previamente pela Secretaria de Saúde do Município, garantindo a segurança no processo de transporte e distribuição. Nos últimos três meses, o Hospital Pasteur registrou mais de 3.700 atendimentos de pacientes com COVID-19 e cerca de 140 internações em decorrência do coronavírus.