Hospital Pasteur adere à ação que busca reduzir a disposição final de resíduos e minimizar o impacto no meio ambiente
Projeto promove a reciclagem e marca o compromisso da unidade em alinhar suas operações com práticas mais sustentáveis
Rio de Janeiro, RJ (agosto de 2023) – O Hospital Pasteur aderiu ao Projeto Aterro Zero e deu um passo importante em direção à sustentabilidade ambiental e responsabilidade social, impulsionados pela equipe de Segurança de Trabalho, em apoio aos setores de Hotelaria, Farmácia, Administração e Meio Ambiente.
O projeto visa a redução significativa da disposição final de resíduos em aterros, promovendo a reciclagem e contribuindo para a minimização dos impactos negativos no meio ambiente, marcando o compromisso do hospital em alinhar suas operações com práticas mais sustentáveis.
As primeiras áreas escolhidas para a implementação do projeto foram os setores de Farmácia e Faturamento, devido à sua relevância na geração de resíduos e à oportunidade de otimizar seus processos. As equipes estão investindo em conscientização ambiental e treinamentos, visando reduzir os resíduos enviados para aterros sanitários e autoclaves, minimizando as emissões de gases de efeito estufa e demais impactos associados e, ainda, promovendo a redução de custos com a destinação de resíduos.
No Rio de Janeiro, o Projeto Aterro Zero não se limita apenas a práticas ambientais sustentáveis, mas tem um importante papel de responsabilidade social, uma vez que todo o resíduo segregado por meio da coleta seletiva é destinado para uma cooperativa local que depende da renda gerada pela reciclagem de materiais.
Os colaboradores impulsionadores e executores do projeto na unidade, Adriana Soares, engenheira de Segurança do Trabalho; Aislan Santos, técnico de Segurança; e Bruna Deodato, supervisora de Hotelaria, acreditam que o hospital está disposto a permitir que a responsabilidade ambiental seja uma integrante de sua cultura organizacional e continuará a expandir suas práticas sustentáveis para outros setores. “Este é um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável e socialmente responsável, onde o hospital não apenas cuida da saúde de seus pacientes, mas também da saúde do planeta e da comunidade que serve”, afirma Adriana Soares.