UnitedHealth Group Brasil treina mais de 10 mil colaboradores em dois meses

Centro de Simulação do Pasteur é usado para capacitar profissionais do grupo de saúde que hospital integra

Rio de Janeiro, RJ (julho de 2020) – A pandemia de coronavírus no país aumentou em 165% a procura por profissionais de enfermagem, segundo a consultoria de recrutamento e seleção Luandre. O levantamento comparou o primeiro quadrimestre de 2020 com o mesmo período do ano passado. No maior grupo de saúde do país, o UnitedHealth Group Brasil, com 33 hospitais e 3,5 milhões de clientes de planos de saúde, mais de 3 mil profissionais foram contratados desde fevereiro. Para capacitar os novos funcionários e atualizar os antigos a respeito das novidades clínicas advindas da COVID-19, a área de Educação Corporativa do grupo tem sido uma das mais atuantes. Entre março e maio deste ano foram realizadas mais de 9.500 horas de treinamento, 333 turmas de integração de novos funcionários e 922 turmas com profissionais que já atuavam na companhia.

Os treinamentos são preparados e ministrados por um grupo de enfermeiros educadores e acontecem de forma online, presencialmente nos hospitais e também em cinco Centros de Simulação, localizados no Rio de Janeiro (Hospitais Pasteur, Pró-Cardíaco e Samaritano Botafogo) e em São Paulo (Hospital da Luz e Samaritano Higienópolis). Nos treinamentos presenciais são usados equipamentos que simulam diversas condições clínicas e manequins que reproduzem partes do corpo humano. Os colaboradores também são treinados sobre tópicos como colocação e retirada dos EPIs, prevenção e controle de infecções, coleta de exames da COVID-19 e terapias respiratórias. Também são desenvolvidos infográficos e vídeos orientadores que estão disponíveis nas unidades hospitalares, na plataforma online de treinamento e na intranet da empresa.

“Muitos profissionais foram deslocados de outras áreas para as alas emergenciais e de terapia intensiva. Mapeamos os fluxos de mudanças e identificamos o que precisava ser exercitado, como práticas de intubação e de assistência ventilatória, que são procedimentos muito demandados nesse momento de pandemia. Os cursos são ministrados por profissionais de referência e certamente nos auxiliam a prestar um atendimento de excelência para todos os nossos pacientes e beneficiários”, conta o Chief Medical Officer do UnitedHealth Group Brasil, Charles Souleyman Al Odeh.

Dentre os treinamentos virtuais realizados pelo UnitedHealth Group Brasil está a Rota de Aprendizagem em Telemedicina, com carga horária de 20 horas, que consiste em uma capacitação para atender por esse modelo de atendimento. Ao todo, 135 médicos já foram qualificados pela Academia da Saúde Amil. O curso é dividido em quatro módulos sobre perspectivas humanas, legais, tecnológicas e médico-científicas da telemedicina. Ética, recomendações de órgãos oficiais, uso das ferramentas tecnológicas, rotas assistenciais e raciocínio clínico são alguns dos temas abordados.