Ações no dia 5 de maio conscientizam sobre a importância da limpeza adequada para a prevenção de infecções e a segurança do paciente
No Hospital Pasteur, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar realizou uma capacitação dinâmica com o jogo da roleta
Rio de Janeiro, RJ (maio de 2023) – No dia 5 de maio, é celebrado o Dia Mundial de Higiene das Mãos, uma ação estimulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa conscientizar sobre a importância da higienização adequada das mãos na prevenção de infecções e na segurança do paciente. Pensando nisso, alguns hospitais da Amil e da rede Americas, que fazem parte do UnitedHealth Group Brasil, realizaram a tradicional campanha em suas unidades.
No Hospital Pasteur (RJ), a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar realizou uma capacitação dinâmica com o jogo da roleta, com perguntas para os participantes sobre os cinco momentos de higienização das mãos na assistência ao paciente indicados pela OMS. “Foi muito gratificante realizar essa campanha e observar o entusiasmo da equipe na participação. Foi uma ação que propiciou uma discussão rica em relação às falhas na adesão aos cinco momentos de higienização das mãos. Essa ação contribuiu para esclarecer dúvidas e reforçar a prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde de uma forma leve e descontraída, nos motivando a fazer mais eventos como esse”, destacou Gisela Cavalca, enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Pasteur.
Já no Hospital Samaritano Botafogo (RJ), o time do SCIH realizou atividades lúdicas como jogo de tabuleiro divertido, com perguntas educativas; e uma atividade com caixa de luz negra, na qual, após aplicação de um produto específico nas mãos, as pessoas colaboradoras puderam verificar se executaram a técnica correta da higienização. As ações tiveram a participação de 682 pessoas colaboradoras de diversas categorias, incluindo os terceiros.Em São Paulo, no Hospital Vitória Anália Franco, a área do SCIH realizou uma campanha com duração de quatro dias com diversas estratégias e atividades, como uso de botons, caixa com luz negra para avaliação da qualidade e eficácia da higienização das mãos, uma roleta de conhecimento com perguntas relacionadas ao tema e vídeos educativos criados pelas pessoas colaboradoras. “Todos os setores encaminharam vídeos e foi surpreendente o engajamento e criatividade para falar da importância da higienização das mãos”, comentou Aline Pamela Vieira de Oliveira, médica infectologista do SCIH do Vitória Anália Franco.
Já no Hospital Luz – Vila Mariana (SP), a campanha é uma tradição anual desde 2015 e, como em todos os anos, ela conta com o envolvimento das equipes da unidade distribuídas em cinco diferentes grupos dos mais variados setores, realizando apresentações de trabalhos sobre a higiene adequada das mãos e a prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde. Para este ano, a ação foi realizada nos dias 3 e 4 de maio e teve como tema: “Segundos que salvam vidas”.
O Hospital de Caieiras (SP) aproveitou a data para conscientizar as pessoas colaboradoras sobre o tema e também realizar o treinamento de limpeza e desinfecção de ambiente. “É de extrema importância a participação das equipes multidisciplinares em Campanhas de Higiene de Mãos, pois todos estão envolvidos no cuidado aos nossos pacientes. Nossos colaboradores tiveram um momento de muito aprendizado e descontração, deixando a campanha leve e todos saindo com mais conhecimento das boas práticas”, disse a enfermeira Thais Maceira, do SCIH do Caieiras.