UTI Neonatal do Hospital Pasteur promove sua tradicional festa junina
Unidade amanhece repleta de bandeirinhas e com os pequenos pacientes em trajes típicos para a época do ano
Rio de Janeiro, RJ (junho de 2021) – Como já se tornou tradição, a época das festas juninas não passou em branco na UTI Neonatal do Hospital Pasteur. Na terça-feira, 29 de junho, ela amanheceu repleta de bandeirinhas e com seus 18 pacientes em trajes típicos para o período do ano. Paramentados com coletes, laços, gravatas e saias produzidos voluntariamente pela técnica de enfermagem Joice Domingos, os pequenos celebraram a ocasião, acompanhados pelos seus pais.
“Ela está uma princesa, muito linda! Estou encantada”, comentou a jornalista Marcelli Rodrigues da Silva, mãe da pequena Mariana. “Acho que essa ação é uma forma de aliviar um pouco a angústia dos pais. Eles entram na UTI e encontram a criança toda arrumada, ou mesmo só com um lacinho, e isso já os toca no coração. A expressão do olhar deles ao ver seus filhos com as roupinhas é muito emocionante” conta Joice Domingos, que começou a fazer, por conta própria, em 2017, lacinhos para a meninas da UTI Neonatal.
“Na maioria das vezes, quando as pessoas pensam em uma UTI neonatal, veem à mente algo sofrido e doído. Nós, do Hospital Pasteur, tentamos tirar isso das famílias com essa iniciativa de humanização do atendimento. Elas têm que vir aqui com um astral positivo e alegre e trazer esse clima e essa força para as crianças. A gente tenta manter esse clima feliz e divertido, comemorando as datas importantes, para dar força para essas famílias passarem da melhor forma por esse momento onde as crianças estão começando as suas vidas”, destaca a coordenadora da Neonatologia do Hospital Pasteur, Renata Fish.