Festa junina da UTI Neonatal do Hospital Pasteur
Unidade intensiva amanhece repleta de bandeirinhas e com bebês vestindo trajes típicos da época do ano, para surpresa dos pais
Rio de Janeiro, RJ (junho de 2020) – A época das festas juninas chegou e, com ela, a UTI Neonatal do Hospital Pasteur (RJ), no Méier, amanheceu repleta de bandeirinhas e com seus pacientes em trajes típicos para o período do ano. A pandemia da COVID-19 não impediu que os pequeninos que precisam de tratamento intensivo tivessem a sua celebração, acompanhados pelos seus pais. Cerca de 15 crianças foram paramentadas com coletes, laços, gravatas e saias produzidos voluntariamente pela enfermeira Joice Domingos. Há 10 anos no Hospital Pasteur, Joice começou a fazer, por conta própria, em 2017, lacinhos para a meninas da UTI Neonatal.
“Queria diferenciá-las dos meninos. Então, uma mãe de um garoto viu, gostou e pediu uma gravata para seu filho. Foi um pequeno gesto para mim que causou tanta alegria e felicidade para os pais que, com o apoio e autorização da direção do hospital, ampliamos e hoje conseguimos acalentar o coração de muitas famílias”, conta Joice Domingos.
“Neste momento de pandemia, os avós, que são sempre tão participativos e não podem vir ao hospital, poderão curtir por vídeos e fotos a primeira festa junina dos netos. Essa é uma iniciativa de humanização de atendimento, que ajuda a diminuir a angústia e o medo das famílias que estão com os bebês na UTI. Queremos que as lembranças que fiquem desse momento sejam de superação e alegria”, destaca a coordenadora da pediatria do Hospital Pasteur, Renata Fish.